sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Abobrinha Black Friday: A COISA PÚBLICA

O Governo do PT se declara um governo republicano e o que isso significa?

Em primeiro lugar, república vem do latim res publica que significa "coisa pública", "coisa do povo". Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse comum, no interesse da comunidade, em oposição aos interesses particulares e aos negócios privados. Sob esse ponto de vista, a república não difere somente da monarquia, mas também da aristocracia e da democracia, conceitos que ressaltam o princípio do governo: de um, de alguns ou do povo. Ao contrário, a república se volta para a finalidade do governo: o interesse (o bem) comum.

Respeitando essa premissa, todos os estados e todas as cidades são beneficiados com recursos, independentemente do partido ao qual pertença seus governantes.

Uma das inovações do governo petista é o Portal da Transparência (www.portaldatransparência.gov.br), considerado modelo no mundo. Criado em linguagem didática e cidadã, inteligível ao cidadão comum, sem senha nem cadastro, ele permite, por exemplo, saber os detalhes de cada programa federal, de cada verba e de cada beneficiário, mês a mês, nome por nome, endereço por endereço.

Ao fazermos uma rápida consulta na página de nosso município, podemos verificar que em 2014 já foram destinados para Votuporanga, reconhecidamente um reduto tucano, a módica bagatela de R$ 51.123.599,35, até o mês de outubro, incluindo os repasses definidos por lei e os convênios.

Ao acessarmos o link “cadastro de convênios”, teremos acesso a 14 páginas, relacionando todos os convênios firmados entre 1996(*) e 2014. Ou seja, não é pouca coisa não. Evidentemente, que temos que considerar o trabalho dos deputados federais, tanto da região, quanto do Estado, que reconhecem a necessidade dos investimentos ou dos gastos de manutenção, visando sempre o bem comum, e vão em busca dos recursos.




Mas podia ser diferente. E era. Como assim? No passado, os prefeitos podiam ser eficientes no planejamento e na execução das obras e serviços de interesse da comunidade, os deputados podiam ser totalmente bem intencionados e desprovidos de qualquer motivação pessoal, que não fosse apenas e tão somente o bem comum, que a coisa não andava se eles não pertencessem ao mesmo partido do governante detentor das verbas, ou a partidos coligados.

Esta aí uma das grandes diferenças do governo popular do PT: ser republicano.


Observações: (*) Ano de 1996 eu encontrei apenas no título. Todos os convênios que visitei são posteriores à implantação do Portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário